Como tirar CPF pela primeira vez



Para fazer qualquer movimentação financeira no país, é necessário ter o número de inscrição no CPF, também conhecido como Cadastro de Pessoas Físicas. Para tirar o CPF pela primeira vez é muito simples. Vale lembrar que não há idade mínima para se tirar o CPF, ou seja, você pode solicitar o documento mesmo sendo menor de idade.

Se você for maior de 16 anos, poderá solicitar o CPF diretamente. Caso tenha idade inferior a 16 anos, a solicitação deverá ser feita pelo responsável legal. Para solicitar basta comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou então dos Correios e pagar uma taxa única de R$5,70.

Publicidade Relacionada



Como tirar CPF pela primeira vez

Os documentos necessários para tirar o CPF pela primeira vez, são:

- Se maior de 16 anos, basta carteira de identidade e título de eleitor se tiver mais de 18 anos. Caso seja maior de 18 anos e não tenha título de eleitor, deverá comprovar o alistamento eleitoral através de outro documento.

- Menores de idade precisam de um documento de identidade e documentos de identidade do procurador ou responsável legal. Este último também deverá apresentar o seu CPF.

Depois de feita a solicitação do documento, em cerca de 48 horas já é possível consultar o número do mesmo. Basta acessar o site da Receita Federal em www.receita.fazenda.gov.br e consultar o andamento de pedido de CPF.

 



Cadastre-se na nossa lista de leitores e receba as novidades e promoções exclusivas por e-mail

Comentários

  1. nilsonde souzamiranda disse:
    como eu faço pra tira o cpf 1 vez